Contactos
   
Ligações
   
Pesquisa
   
Mapa do Site

2022

Plano para reforço da estrutura arbórea em Coimbra   16/03/2022

A entrada em serviço do sistema Metrobus irá gerar um enorme contributo para reduzir a pegada ambiental da mobilidade regional.

A título de exemplo, poder-se-á referir que se prevê que com a operacionalização plena do Metrobus a emissão de Gases com Efeito de Estufa pelo sistema de transporte da região será reduzida em 18.907 toneladas de CO2eq por ano.

No entanto, a construção do Metrobus torna inevitável a substituição de algumas árvores que se situam no corredor intervencionado e que não é possível manter no local onde se encontram.

Na cidade de Coimbra, as empreitadas que estão em curso e as que em breve se irão iniciar, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal [IP], preveem a plantação de árvores novas em número semelhante ao das árvores que vão ser retiradas.

Neste contexto, por forma a melhorar o desempenho ambiental do Metrobus, a Metro Mondego em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra [CMC] e com a IP, elaborou um plano que pretende reforçar a estrutura arbórea da cidade de Coimbra, plantando uma quantidade adicional expressiva de árvores na zona envolvente ao canal do Metrobus.

Em linhas gerais, o plano a implementar tem como objetivos orientadores:

        Melhorar a integração do canal do Metrobus na paisagem urbana;

        Preservação da biodiversidade;

        Reforço da Estrutura Ecológica Urbana;

        Fomentar laços de afinidade entre as populações, o sistema Metrobus e os novos espaços.

Sublinha-se que todo o processo é realizado em estreita colaboração com a CMC, importando destacar que competirá ao município a identificação dos locais e validação do projeto de execução, bem como a receção das intervenções.

Com este plano, a Metro Mondego compromete-se a plantar 3 árvores por cada uma retirada no âmbito das empreitadas da infraestrutura do Metrobus, refletindo-se num investimento na ordem dos 150 000€, a realizar em várias fases ao longo do triénio 2022-2024.

A primeira intervenção está prevista para o último trimestre de 2022, com a plantação de 81 árvores na zona da Solum, conforme se apresenta na imagem abaixo.

Para além desta iniciativa no concelho de Coimbra, a Metro Mondego irá realizar ações semelhantes nos municípios de Miranda do Corvo e Lousã.

 

Plano para reforço da estrutura arbórea

 

voltar