Contactos
   
Ligações
   
Pesquisa
   
Mapa do Site

2022

Condicionamento da circulação pedonal na Av. Fernando Namora   03/06/2022

Com a evolução das obras do Metrobus no troço urbano Alto de São João – Portagem, a cargo da Infraestruturas de Portugal, a partir do dia 06 de junho será necessário vedar a vertente poente da Avenida Fernando Namora, entre a rotunda que entronca na Rua Engenheiro Jorge Anjinho (a sul) e a rotunda que entronca na Rua General Humberto Delgado (a norte).

Esta intervenção terá impacto na circulação pedonal, que deverá passar a processar-se de acordo com as alternativas indicadas na figura abaixo (setas a vermelho).

Os constrangimentos serão para realizar os trabalhos de execução da chamada Variante da Solum, que corresponde ao troço em que o corredor do Metrobus se afasta da antiga linha da Lousã. Este novo troço foi projetado para promover uma aproximação deste serviço de transporte público a importantes polos geradores de tráfego.


A introdução do canal para o Metrobus, ao exigir a reorganização dos espaços, gerou a oportunidade para renovar e requalificar as áreas da cidade afetadas pela nova infraestrutura.


Na zona da Avenida Fernando Namora o canal do Metrobus será implantado sobre o talude existente, o que permitirá limitar a área de intervenção, sendo executado um muro de betão branco que irá efetuar a delimitação do canal do lado poente. Este elemento é articulado em vários momentos com escadas e rampas, permitindo relacionar espaços a cotas significativamente distintas.


A execução do canal Metrobus acarretará também a demolição do Posto de Transformação existente na Rua Francisco Lucas Pires, que ficará integrado no muro de contenção, sob o canal, reduzindo assim o impacto no espaço público.

 

voltar