Esta intervenção terá impacto na circulação pedonal, que deverá passar a processar-se de acordo com as alternativas indicadas na figura abaixo (setas a vermelho).

Os constrangimentos serão para realizar os trabalhos de execução da chamada Variante da Solum, que corresponde ao troço em que o corredor do Metrobus se afasta da antiga linha da Lousã. Este novo troço foi projetado para promover uma aproximação deste serviço de transporte público a importantes polos geradores de tráfego.
A introdução do canal para o Metrobus, ao exigir a reorganização dos espaços, gerou a oportunidade para renovar e requalificar as áreas da cidade afetadas pela nova infraestrutura.
Na zona da Avenida Fernando Namora o canal do Metrobus será implantado sobre o talude existente, o que permitirá limitar a área de intervenção, sendo executado um muro de betão branco que irá efetuar a delimitação do canal do lado poente. Este elemento é articulado em vários momentos com escadas e rampas, permitindo relacionar espaços a cotas significativamente distintas.
A execução do canal Metrobus acarretará também a demolição do Posto de Transformação existente na Rua Francisco Lucas Pires, que ficará integrado no muro de contenção, sob o canal, reduzindo assim o impacto no espaço público.