Skip to Content
ícone de alerta Horários e Tarifas
ícone de alerta Diagrama de Rede
ícone de alerta Avisos

Parque provisório Kiss&Ride da Solum

2022-10-10
ícone do facebook ícone do linkedin

No âmbito da empreitada Portagem – Alto de São João, está previsto que a rua D. João III seja dedicada, em exclusivo, à circulação pedonal e à passagem dos veículos do SMM.
O arranque dos trabalhos da empreitada nesta rua implica a necessidade de corte da circulação de trânsito automóvel, pelo que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra acordou com a Infraestruturas de Portugal (IP) e com os estabelecimentos de ensino localizados na zona, a criação de um pequeno parque de estacionamento provisório, de muito curta duração, designado por “kiss&ride”, que pretende garantir a tomada e largada, em segurança, das crianças que frequentam estes espaços de ensino, durante o período em que decorrerem as obras. De forma a dissuadir o seu uso abusivo ao longo do dia, como parque de estacionamento, está previsto que o acesso a este espaço seja controlado.
Importa destacar que a intervenção agora prevista é uma evolução relevante relativamente à inicialmente inscrita no projeto do Metrobus do SMM, que incluía o abate de árvores aí existentes e a criação de um parque de estacionamento definitivo. Deste modo, e na sequência da iniciativa da CM de Coimbra e das negociações acima referidas, a solução a implementar, proposta pela autarquia em maio de 2022, ocupará uma parcela consideravelmente menor da área do jardim, tendo sido estudado um esquema de circulação funcional que, não só preserva as árvores existentes como, adicionalmente, cria condições para a plantação futura de 16 espécimes adicionais. 
A IP iniciou recentemente a execução desta obra, estando a ser ponderada a possibilidade de serem utilizadas grelhas de enrelvamento e calçada em cubos de granito, nomeadamente para não impermeabilizar a zona afetada.
Aquando do início da operação do Metrobus, e ponderadas as condições de acessibilidade potenciadas pela nova oferta de transporte publico, este espaço voltará a ser requalificado e reposto o arranjo paisagístico e o jardim público atualmente existente.


Este website utiliza cookies para melhorar a sua visita. Ver mais
Por favor, preencha os campos da pesquisa.