Emprego

Emprego

Engenheiro Civil

Data limite: 2024-08-11

Função
Durante a implementação do projeto o Colaborador (M/F) realizará o acompanhamento e gestão de contratos de empreitadas e fornecimentos, acompanhará o desenvolvimento de projetos de infraestruturas e prestará colaboração na definição e implementação do modelo de conservação e manutenção de infraestruturas para a fase de operação.
Na fase de operação do SMM terá a seu cargo a contratação e a gestão de atividades e contratos de conservação e manutenção de infraestruturas e de equipamentos e participará na realização de estudos técnicos no domínio da engenharia civil.

Requisitos
• Habilitações Académicas: Mestrado na área de Engenharia Civil
• Experiência Mínima na Área: 3 anos.
• Domínio de ferramentas informáticas MS Office e Autocad;
• Domínio dos Idiomas Português (C2) e inglês (B2);
• Disponibilidade imediata.

Fatores de valorização
• Pós-graduações e cursos de formação relevantes para a função;
• Domínio de ferramentas informáticas: Sistemas de Informação Geográfica, MS Project, Sistema de Gestão de Manutenção de Ativos, Autocad (proficiência);
• Formação em Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança no Trabalho
• Experiência na gestão de obras;
• Experiência em gestão de atividades ou contratos de manutenção de infraestruturas;
• Experiência na elaboração ou implementação de projetos ou infraestruturas de sistemas de transporte;
• Experiência na preparação de procedimentos de contratação pública e avaliação de propostas;
• Experiência no acompanhamento de processos ambientais (EIAs e, RECAPEs);
• Experiência em processos expropriativos;
• Experiência de gestão e implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança no Trabalho.

Competências
• Sentido de compromisso, responsabilidade e autonomia.
• Forte competência analítica.
• Capacidades ao nível de organização e planeamento.
• Disponibilidade e flexibilidade.
• Boas capacidades de relacionamento interpessoal.

Principais atividades
1. Acompanhamento de empreitadas de construção;
2. Participação na elaboração de procedimentos de contratação pública de estudos, projetos, fornecimentos e empreitadas;
3. Apoio na elaboração de pareceres sobre operações urbanísticas contíguas ao projeto de SMM;
4. Participação na definição, contratação e gestão das atividades de conservação e manutenção das infraestruturas e dos equipamentos do SMM;
5. Participação em estudos, projetos e gestão de empreitadas, incluindo de conservação e reabilitação de infraestruturas e obras de arte.

Documentos a entregar:
• Curriculum Vitae;
• Cópia do(s) certificado(s) de habilitações;
• Cópia dos certificados de formação mencionados no Curriculum Vitae.

Emprego

Engenheiro (Gestão de Manutenção de Autocarros e Infraestruturas)

Data limite: 2024-08-11

Função
O engenheiro (gestão de manutenção de autocarros e infraestruturas) (M/F), será responsável pela gestão das atividades e contratos de manutenção de autocarros elétricos, infraestruturas e equipamentos. Adicionalmente, deverá colaborar na gestão de contratos de fornecimento de autocarros elétricos e carregadores, desde o projeto até aos ensaios e receção, e na preparação de dossiers de licenciamento para a fase de operação.

Requisitos
• Mestrado em Engenharia Mecânica, Eletrotécnica ou outra, compatível com funções pretendidas;
• Experiência mínima de 3 anos;
• Domínio das ferramentas informáticas MS Office e Autocad;
• Domínio dos Idiomas Português (C2) e inglês (B2);
• Disponibilidade no curto prazo.

Fatores de valorização
• Experiência na gestão de áreas funcionais ou chefia de equipas nos domínios da manutenção de autocarros, de infraestruturas ou de equipamentos;
• Experiência na gestão de contratos de manutenção de autocarros;
• Participação em estudos ou projetos, inclusive de organização e métodos de trabalho, relacionados com a manutenção ou desempenho de autocarros, infraestruturas e equipamentos;
• Experiência em atividades de operação de transportes públicos;
• Experiência na preparação de procedimentos de contratação pública e avaliação de propostas;
• Pós-graduações e cursos de formação relevantes para a função;
• Domínio das ferramentas informáticas: Sistema de Gestão de Manutenção e Ativos, Sistemas de Informação Geográfica, MS Project, Autocad (proficiência);
• Formação em Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança no Trabalho;
• Experiência na gestão e implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança no Trabalho.

Competências
• Capacidade de organização, planeamento e gestão do tempo;
• Autonomia e proatividade;
• Competências de relacionamento interpessoal e comunicacional;
• Orientação para resultados;
• Capacidade de trabalho em equipa inter e intradepartamental;
• Sentido de responsabilidade autonomia e confiança;
•Assertividade.

Principais atividades
• Gestão de contratos de manutenção de autocarros elétricos e infraestruturas incluindo a fiscalização dos mesmos e a monitorização de indicadores de disponibilidade e fiabilidade;
• Gestão de instalações e equipamentos de serviços de manutenção;
• Gestão de procedimentos e contratos complementares, necessários para a manutenção global do sistema ou para a implementação de novas funcionalidades;
• Participação na gestão do contrato de fornecimento de autocarros elétricos, infraestruturas de carregamento elétrico e equipamentos e instalações oficinais;
• Articulação com outras áreas da MM na gestão das infraestruturas elétricas, sistemas técnicos/SAE e operação;
• Apoio aos procedimentos de contratação pública de estudos, projetos e fornecimentos;
• Participação na implementação e manutenção dos Sistemas de Qualidade, Ambiente e Segurança;
• Realização de estudos para otimização dos processos de conservação de veículos, infraestruturas e equipamentos.

Documentos a entregar:
• Curriculum Vitae detalhado;
• Cópia do(s) certificado(s) de habilitações;
• Cópia dos certificados de formação mencionados.

Emprego

Técnico de Planeamento de Operações

Data limite: 2024-08-25

Função
O Técnico de Planeamento de Operações é responsável por garantir a eficiência e eficácia na gestão dos recursos humanos e materiais afetos à Operação, através do planeamento, análise e preparação das operações de transporte, assegurando a qualidade e pontualidade dos serviços prestados.

Requisitos
• Habilitações Académicas: Formação de nível superior nas áreas de Engenharia, Economia, Gestão, Matemática ou Geografia;
• Experiência Mínima na Área, ou equivalente: 3 anos;
• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Fatores de valorização
• Experiência em função relacionada com transportes públicos de passageiros, em particular com as atividades de planeamento de operações;
• Formação Complementar na área da logística e dos transportes;
• Conhecimentos em procedimentos de qualidade, ambiente e segurança;
• Residência na área servida pelo Sistema de Mobilidade do Mondego;
• Domínio da língua inglesa.

Competências
• Sentido de compromisso, responsabilidade e autonomia;
• Forte competência analítica;
• Capacidades ao nível de organização e planeamento;
• Disponibilidade e flexibilidade;
• Boas capacidades de relacionamento interpessoal.

Principais atividades
1. Elaboração e Análise do Plano de Oferta de Serviço:
o Elaborar o plano de oferta de serviço de acordo com as orientações superiores;
o Analisar a oferta de serviço programada e sugerir ajustes para uma gestão eficiente dos recursos humanos e materiais.
2. Planeamento de Operações e Eventos:
o Assegurar o planeamento de operações especiais, trabalhos solicitados e eventos que impactem o modelo de operação;
o Realizar e analisar a graficagem e as escalas, construindo serviços de viatura e motorista.
3. Gestão e Comunicação de Escalas:
o Disponibilizar atempadamente as escalas de serviço aos colaboradores e chefias, respeitando os limites de pré-aviso definidos;
o Transmitir dados necessários para a publicação de horários aos clientes;
o Afetar veículos em sintonia com as necessidades de manutenção.
4. Gestão de Recursos e Interface com Colaboradores:
o Elaborar e manter registos de suporte ao Posto de Comando Central;
o Gerar e gerir escalas de serviço para os colaboradores da Direção de Operações, incluindo parametrização e inserção de dados nas ferramentas de planeamento;
o Assegurar a interface com colaboradores para uma afetação eficiente dos serviços, em conformidade com a lei.
5. Recolha e Análise de Indicadores:
o Recolher e analisar informação dos indicadores de planeamento e reportar essa informação superiormente.

Documentos a entregar:
• Curriculum Vitae;
• Cópia do(s) certificado(s) de habilitações;
• Cópia dos certificados de formação mencionados.

Emprego

Técnico de Gestão de Operações

Data limite: 2024-08-25

Função
O Técnico de Gestão de Operações coordena a atividade dos reguladores e do posto de comando, com o objetivo de cumprir a oferta de transporte público definida, supervisionando as tarefas de apoio aos motoristas, garantindo o cumprimento das normas e regulamentos em vigor.

Requisitos
• Habilitações Académicas: Formação de nível superior nas áreas de Engenharia, Economia, Gestão, Matemática ou Geografia;
• Experiência Mínima na Área, ou equivalente: 3 anos;
• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Fatores de valorização
• Experiência em função relacionada com os transportes públicos de passageiros;
• Experiência em coordenação de operações;
• Experiência na gestão de equipas operacionais;
• Formação Complementar na área da logística e dos transportes ou gestão de frota;
• Conhecimentos em procedimentos de qualidade, ambiente e segurança;
• Residência na área servida pelo Sistema de Mobilidade do Mondego;
• Conhecimentos da língua inglesa.

Competências
• Capacidade de gerir e motivar equipas de trabalho;
• Comunicação assertiva;
• Capacidade de organização, de rigor, de iniciativa e funcionamento com autonomia;
• Boa capacidade para gerir informação dispersa;
• Capacidade de reagir com rapidez, rigor e autoridade em situações de crise.

Principais atividades
• Assistência técnica e apoio aos Reguladores e aos Motoristas, em situações normais e de emergência;
• Supervisionar ajustes de horários, de regulação de intervalos de circulação e validar ajustamentos de recursos nas operações;
• Gerir planos de férias e absentismo planeado em colaboração com chefias;
• Coordenar equipas no terreno, quer em situações regulares, quer em situações anómalas, garantindo o cumprimento de procedimentos aplicáveis;
• Garantir a recolha de informação em tempo real sobre ocorrências (e.g. acidentes, avarias, interrupções de serviço) e o seu reporte ao Diretor de Operações;
• Recolher e analisar os indicadores de operação;
• Colaborar na elaboração de procedimentos de operação, recrutamento e formação de Reguladores e Motoristas, incluindo a criação de manuais de formação e definição de modos degradados.

Documentos a entregar:
• Curriculum Vitae;
• Cópia do(s) certificado(s) de habilitações;
• Cópia dos certificados de formação mencionados.

Emprego

Motorista de Serviço Público

Data limite: 2024-09-08

Função
O Motorista de Serviço Público é responsável pela condução dos veículos de transporte de passageiros, prestar informação aos passageiros e zelar pelo estado de conservação dos veículos.

Requisitos
• Habilitações Académicas |9. º ano;
• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
• Carta de condução de veículos pesados de passageiros, categoria D;
• Certificado de Aptidão para Motorista, averbada na carta de condução;
• Disponibilidade para trabalhar em regime de escalas/turnos de serviço;
• Certificado de registo criminal.

Fatores de valorização
• Experiência em empresa de transportes públicos de passageiros;
• Formação complementar na área da logística e dos transportes;
• Residência na área servida pelo Sistema de Mobilidade do Mondego;
• Conhecimentos de inglês.

Competências
• Bom relacionamento interpessoal e comunicacional;
• Orientação para o cliente;
• Elevado sentido de ética e responsabilidade profissional;
• Simpatia e cordialidade;
• Pontualidade e assiduidade.

Principais atividades
• Condução dos veículos do Sistema de Mobilidade do Mondego [SMM] e quaisquer outros veículos para os quais esteja habilitado;
• Prestar informação sobre o SMM (rede, tarifas, períodos de serviço) sempre que solicitado pelos passageiros;
• Controlar o embarque e desembarque dos passageiros;
• Executar os procedimentos necessários para garantir a segurança e o conforto dos passageiros;
• Cuidar do bom estado do veículo, informando sempre qualquer irregularidade ou necessidade de manutenção;
• Comunicar as deficiências que eventualmente detete durante a execução do serviço;
• Cumprir com a política da qualidade, ambiente e segurança da empresa;
• Cumprir com as instruções de serviço que lhe são atribuídas, em particular as contidas no Manual do Motorista da empresa.

Documentos a entregar:
• Curriculum Vitae;
• Cópia do(s) certificado(s) de habilitações;
• Cópia dos certificados de formação mencionados no Curriculum Vitae;
• Certificado de Registo Criminal.

Emprego

Regulador (m/f)

Data limite: 2024-09-08

Função
O Regulador é responsável por apoiar o pessoal tripulante e assegurar a eficiência da oferta de transporte da empresa. As suas funções poderão ser exercidas (i) no Posto Central de Comando, acompanhando a rede sob sua responsabilidade, nomeadamente identificando, regulando, corrigindo e registando as perturbações ao normal funcionamento; (ii) nos locais onde existe operação do SMM, com funções idênticas às anteriores e avaliando o cumprimento das regras aplicáveis; ou (iii) na Expedição, assegurando a correta afetação do meios humanos e materiais, de acordo com as normas de disciplina, regulamentos internos, horários programados.

Requisitos
• Habilitações Académicas: 12.º ano;
• Experiência Mínima na Área, ou equivalente: 3 anos;
• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
• Disponibilidade para trabalhar em regime de escalas/turnos de serviço;
•Certificado de registo criminal.

Fatores de valorização
• Carta de condução de veículos pesados de passageiros;
• Certificado de Aptidão para Motorista;
• Experiência como motorista em empresa de transportes públicos de passageiros;
• Formação complementar na área da logística e dos transportes;
• Formação Académica com grau de licenciatura;
• Residência na área servida pelo Sistema de Mobilidade do Mondego;
• Conhecimentos de inglês.

Competências
• Bom relacionamento interpessoal e comunicacional;
• Excelente capacidade de organização, planeamento e gestão do tempo;
• Forte capacidade de liderança e gestão de equipas;
• Forte capacidade de negociação, observação, inovação, rentabilização de recursos, resolução de problemas em tempo útil e tomada de decisões;
• Orientação para o cliente;
• Elevado sentido de ética e responsabilidade profissional;
• Simpatia e cordialidade;
• Pontualidade e assiduidade.

Principais atividades
• Acompanha o desempenho do grupo de motoristas que lhe estão afetos;
• Cumprir e fazer cumprir as normas em vigor, designadamente os procedimentos (em particular de Qualidade, Ambiente e Segurança), modos operatórios e outras orientações definidas pela empresa, nomeadamente pela Direção da Operação;
• Ministrar ações de formação, nomeadamente de motoristas, sempre que necessário;
• Propor sugestões de melhoria no que respeita à qualidade do serviço prestado, bem como propostas de otimização funcional, operativa e económica;
• Quando em serviço no Posto Central de Comando:
• Gerir a circulação, coordenando as entradas e retiradas em serviço comercial, vigiando os adiantamentos e atrasos das circulações e monitorizando os alarmes em tempo real;
• Intervir em ações de regulação, nomeadamente ajuste dos horários de serviço dos veículos e dos motoristas, regulação dos intervalos de passagem, substituição de recursos e outras perturbações que possam surgir na rede;
• Em caso acidente ou incidente, prestar apoio aos meios humanos presentes no terreno;
• Atendimento da linha de emergência de apoio a clientes, registando as comunicações recebidas e assegurando o encaminhamento para o seu tratamento de acordo com o procedimento definido;
• Monitorizar o estado de conservação da infraestrutura e dos equipamentos (e.g. bilhética, comunicações), através do sistema de alarmística, reportando os incidentes que possam afetar a boa prestação do serviço de transportes;
• Quando em serviço na expedição:
• Acompanhar o início dos serviços, assegurando a sua pontualidade, promovendo a correta afetação do meios humanos, introduzindo as alterações que sejam necessárias, nomeadamente através da supressão de eventuais faltas de motoristas (ausências imprevistas) e de veículos (avarias que impeçam a entrada ao serviço);
• Assegurar os finais de serviço, recolhendo informação do motorista sobre eventuais anomalias nos veículos e recebendo objetos perdidos;
• Prestar informações e apoio aos motoristas sobre a atividade destes, com apoio do planeamento operacional, nomeadamente sobre as escalas definidas, os horários estabelecidos, os planos de férias, os pedidos de ausências e outras solicitações que lhe sejam colocadas pelo pessoal tripulante;
• Quando em serviço nos locais de operação:
• Conduzir, sempre que necessário, as viaturas do sistema da Metro Mondego, em serviço não comercial, nomeadamente em caso de retiradas de serviço e deslocações para a oficina;
• Em caso acidente ou incidente, prestar apoio aos meios humanos presentes no terreno, assumindo a coordenação das ações necessárias, articulando a sua efetivação com motoristas, equipas de manutenção, responsável de QAS e, se necessário, com as forças de emergência.

Emprego

Candidatura espontânea

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