Viajar

Serviços Alternativos

Paragem_Vale_Açor_jpg

Enquanto decorrem as obras do Sistema de Mobilidade do Mondego, a Metro Mondego assegura serviços de transporte rodoviário (os designados Serviços Alternativos) entre Coimbra e Serpins.

Nesta secção disponibiliza-se a informação essencial para viajar nos Serviços Alternativos.

Para informações sobre o projeto em desenvolvimento sugere-se a consulta da secção METROBUS.

Planear Viagem

ícone lápis para fazer a pesquisa

Faça a sua pesquisa acima.

Paragens

Prima uma das paragens do mapa para mais informações

ícone lápis para fazer a pesquisa

Prima uma das paragens do mapa para mais informações

Viajar em Grupo

Se pretende viajar em grupo nos Serviços Alternativos, por favor envie um e-mail para info@metromondego.pt com a indicação do nº de pessoas, idades, horário de origem do autocarro em que pretendem viajar e o destino.

Poderão ainda entrar em contacto para o número telefónico 239 488 109 (de 2ª a 6ª feira das 09h00 às 13h e das 14h às 18h00).

Horário das Bilheteiras

LOUSÃ-A

Dias úteis

08:00 - 11:00
11:30 - 15:15

Venda de bilhetes, personalização e carregamento do Cartão MM

MIRANDA DO CORVO

Dias úteis

06:30 - 19:50

Venda de bilhetes, personalização e carregamento do Cartão MM.

COIMBRA
(LOJA SMTUC PORTAGEM)

Dias úteis

09:00 - 18:00


Venda de bilhetes, personalização e carregamento do Cartão MM

Informações importantes:
O bilhete deve ser adquirido impreterivelmente nas bilheteiras. Sempre que a bilheteira estiver encerrada ou a paragem não tiver bilheteira, o bilhete poderá ser adquirido junto do motorista do autocarro.
Estão disponíveis máquinas de venda automática na Estação Nova (Coimbra) e nas estações do Metrobus de Lousã-Estação, Miranda do Corvo (lado sul) e São José (duas máquinas), onde é possível realizar as seguintes operações relativas aos Serviços Alternativos:
 • Venda de bilhetes inteiros;
 • Carregamento de assinaturas.
As máquinas aceitam todos os meios de pagamentos, nomeadamente numerário, cartão bancário e QRCode.

FAQs

Nas paragens de Miranda do Corvo e Lousã-A, o bilhete deve ser adquirido na bilheteira. Quando a bilheteira estiver encerrada ou o local não tiver bilheteira, os bilhetes poderão ser adquiridos junto do motorista do autocarro.
Existem máquinas de venda automática títulos de transporte nas estações do Metrobus de Lousã-Estação, Miranda do Corvo (lado sul) e São José (duas máquinas) onde é possível realizar as seguintes operações relativas aos Serviços Alternativos:
• Venda de bilhetes inteiros;
• Carregamento de assinaturas.
As máquinas aceitam todos os meios de pagamentos, nomeadamente numerário, cartão bancário e QRCode.

O passe mensal é carregado no cartão MM, que poderá ser requerido nas bilheteiras apresentando os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação, comprovativo da idade: Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Carta de condução ou Passaporte.
- Preenchimento do Modelo de Requisição (custo do cartão normal - 6,00 €).
O cartão é emitido na hora.

Sim. É aconselhável que o faça (principalmente os grupos grandes) para evitar demoras na venda a bordo.

- Passe normal;
- Passe jovem, para passageiros com idades até aos 25 anos;
- Passe 4_18, para passageiros com idades entre 4 e 18 anos;
- Passe sub23, para passageiros estudantes com idades até aos 23 anos.

A requisição e carregamento do Cartão MM poderá ser feita nas bilheteiras de Coimbra (Loja SMTUC da Portagem), Miranda do Corvo e Lousã-A.

O preço do bilhete simples beneficia de 50% de desconto nas seguintes situações:
- Crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos inclusive (as crianças até aos 3 anos, quando acompanhadas por adultos, têm direito a viajar gratuitamente, desde que não ocupem lugar sentado);
- Adultos com idade igual ou superior a 65 anos;
- Reformados e pensionistas, independentemente da sua idade, mediante a apresentação do Cartão Dourado emitido pela CP.
Os jovens até aos 25 anos (inclusive) beneficiam de um desconto de 25% no preço do bilhete. Com Cartão Jovem, podem beneficiar desse desconto até aos 30 anos (inclusive).

Pode comprar o bilhete especial grupo de viagens: na compra de 10 bilhetes recebe 11 bilhetes. Os descontos acima referidos não são aplicáveis a este bilhete especial.

Os autocarros estão identificados com uma placa dos Serviços Alternativos que menciona entre que localidades se realiza e um dos tipos de serviço seguintes:
- Serviço Normal quando serve todas as paragens da rede;
- Serviço Direto quando efetua um percurso sem paragens entre duas localidades;
- Serviço Semidireto quando serve apenas algumas paragens da rede.

Os passes Sub23 e 4_18 são gratuitos.
Podem usufruir destes passes todos os jovens, dos 4 aos 23 anos, independentemente de frequentarem ou não unidades de ensino.
Os alunos até aos 24 anos, inclusive, que frequentam cursos com ciclo de estudos integrado, nos termos do artigo 19.º Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, designadamente Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária, têm de fazer prova de inscrição em unidade de ensino para usufruírem da gratuitidade.

Só a venda a bordo dos autocarros é que não permite a emissão de fatura com NIF. Nestes casos deverá enviar, no prazo máximo de 3 dias, um email para metro@metromondego.pt, com a fatura e os seu dados fiscais.

Apoio ao cliente

Sugestão Reclamação

Direitos dos passageiros

Para saber mais sobre os direitos e obrigações do operador, do pessoal e dos passageiros: