Instalação de obra de arte de Paul de Gobert na Estação Coimbra B do Metrobus

Foi celebrada a 20 de agosto, a assinatura do contrato entre a Metro Mondego e o artista plástico belga Paul de Gobert, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra.

O artista plástico está em Coimbra, a propósito da instalação da sua obra “𝗟𝗲𝘀 𝗣𝗮𝗹𝗶𝘀𝘀𝗮𝗱𝗲𝘀” nos muros confinantes da Estação Terminal de Coimbra do Sistema de Mobilidade do Mondego. A vinda do artista plástico a Coimbra tem como principal objetivo propiciar o estudo do local de colocação da obra que permita a elaboração do projeto de instalação dos painéis, bem como conhecer o antigo Museu dos Transportes Urbanos de Coimbra, onde os painéis vão ser restaurados.
A obra “Les Palissades”, criada aquando da construção de um novo edifício sede do banco belga “Crédit Communal”, em 1975/76, em Bruxelas, resultou de preocupações artísticas e urbanas dos promotores da empreitada que levaram à encomenda da pintura das paliçadas protetoras e minimizadoras do impacte visual do estaleiro de construção. Protegidas desde o final da empreitada, e após restauro realizado em 2005, algumas das palissades têm integrado diversas exposições, designadamente em Bruxelas.

A obra, um conjunto de painéis em madeira, com uma extensão global de cerca de 100 metros, está atualmente na posse de Paul de Gobert, estando o artista disposto a cedê-las à Metro Mondego (MM) para que sejam instaladas nos muros da praça da estação Coimbra do Metrobus podendo, assim, continuar a ser apreciadas pelo público e reforçar a qualificação do novo espaço envolvente desta estação.

O percurso artístico de Paul De Gobert que, desde 1966 se profissionalizou nas Artes Plásticas, inclui, entre outros murais, toda a estação Vandervelde do metro de Bruxelas, frescos e exposições em todo o mundo, tendo publicado vários livros de viagens ilustrados, de que são exemplo "Visages de Mongolie", "Ma Traversée de Bruxelles" e "Jardin Sauvage", tendo sido objeto de diversos artigos e monografias, como a de Pierre Loze.

A vinda do artista plástico a Coimbra tem como principal objetivo propiciar o estudo do local de colocação da obra que permita a elaboração do projeto de instalação dos painéis, bem como conhecer o antigo Museu dos Transportes Urbanos de Coimbra, onde os painéis vão ser restaurados. A visita será acompanhada pelo Prof. Alfeu Sá Marques, Presidente do Conselho de Administração das Águas de Coimbra, que cedeu o espaço para este propósito.

Considerando a muito relevante experiência e reputação da CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, na formação em Restauro e Património, a MM solicitou a colaboração desta entidade para apoiar Paul de Gobert no restauro da obra. Nesta primeira visita a Coimbra, Paul de Gobert vai ter oportunidade de fazer igualmente uma primeira reunião de trabalho com a Dra. Paula Cavaleiro, formadora deste Centro, que vai trabalhar com o artista.