A partir da próxima segunda-feira, 6 de outubro, a Metro Mondego vai aumentar a frequência e o intervalo horário da Operação Preliminar do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), no troço urbano entre a estação Portagem e a estação Vale das Flores, em Coimbra, de forma a intensificar a fase de testes, permitindo também oferecer mais mobilidade à população.
O início do serviço será antecipado em 30 minutos, passando das atuais 08H00 para as 07h30, mantendo-se a última circulação às 20h00.
Já a frequência será aumentada, passando a haver diariamente circulações de 10 minutos em 10 minutos, em ambos os sentidos, incluindo fins-de-semana. A operação preliminar continuará a ser gratuita e aberta a todos os interessados, até ao início da operação comercial.
Esta fase preliminar assume um papel determinante para a otimização do Sistema de Mobilidade do Mondego, cuja operação comercial se irá iniciar até final do corrente ano, oferecendo viagens regulares no troço urbano, ao mesmo tempo que se realizam testes em larga escala aos veículos, à infraestrutura, aos sistemas técnicos, à gestão da operação e à experiência dos passageiros. O objetivo é garantir o pleno funcionamento integrado do sistema e corrigir eventuais insuficiências antes da exploração comercial.
O aumento da intensidade da operação preliminar é um sinal claro de que o Sistema de Mobilidade do Mondego está cada vez mais próximo de servir os cidadãos, dando mais um passo rumo a uma mobilidade mais sustentável, moderna e inclusiva.