Skip to Content
ícone de alerta Horários e Tarifas
ícone de alerta Rede de Paragens
ícone de alerta 1 unread messages Avisos

Inauguração do Parque do Vale das Flores

2025-01-13
ícone do facebook ícone do linkedin

Foi inaugurado a 13 de janeiro, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e dos membros do Conselho de Administração da Metro Mondego (MM), o novo Parque do Vale das Flores. O evento contou também com a presença da Arquiteta Laura Roldão, autora do projeto, que fez uma breve apresentação da intervenção ali realizada.

Esta intervenção, numa área de cerca de 17.200 m2, consistiu na criação de uma floresta urbana no Vale das Flores, com a erradicação de espécies invasoras, replantação e densificação das áreas que foram sujeitas a intervenção e cujas árvores morreram, plantação em espaços contíguos à ribeira do Vale das Flores, nomeadamente estabilização superficial dos taludes, através da plantação de 405 árvores e de 2.440 arbustos, e diversificação de ambientes. Destaca-se, também, a criação de cortinas visuais que permitem diminuir o impacto dos vários viadutos e, consequentemente, mitigar o impacto da infraestrutura e da circulação rodoviária neste parque.

Durante a execução da obra constatou-se, num dos taludes, que, após a retirada das invasoras, poderá ser necessário mais do que a estabilização superficial inicialmente prevista. Por essa razão, a MM e a CM de Coimbra optaram pela suspensão dos trabalhos no talude da Rua Cabral Antunes, tendo sido instalados inclinómetros para avaliar as condições de estabilidade do mesmo.

A criação do Parque do Vale das Flores insere-se no Plano para o reforço da estrutura arbórea da cidade elaborado pela MM, no âmbito do qual esta se compromete a plantar uma quantidade adicional expressiva de árvores (de pequeno, médio e grande porte), garantindo que, na globalidade das empreitadas do Metrobus, o balanço da substituição de património arbóreo seja de 1 para 3, isto é, sejam plantadas 3 árvores por cada uma que seja abatida.

Este plano, articulado com a CM de Coimbra, assenta em dois princípios principais:

  1. Promover o reforço da Estrutura Ecológica Urbana, aumentando a qualidade ambiental, através da criação de espaços ambientalmente valorizados, e reorganizando áreas urbanas através da criação de eixos verdes estruturantes; e
  2. Privilegiar a utilização de espécies existentes na cidade de Coimbra ou que se integrem adequadamente com as características paisagísticas da cidade ou que revelem um contributo expressivo no domínio da biodiversidade.

Para o efeito foi celebrado entre a MM e a CM de Coimbra um protocolo que estipula que a MM fica, assim, responsável por elaborar os projetos de plantação e, em articulação com a autarquia, assegurar a concretização do Plano de Reforço da Estrutura Arbórea. Isto é, compete à MM assegurar todos os procedimentos e diligências necessárias à elaboração e dos projetos integrados no plano e à sua execução, garantindo a CMC a articulação e acompanhamento na fase de elaboração e execução dos mesmos. Após as intervenções, cabe à autarquia assegurar a sua manutenção. Inclui-se nesta situação uma eventual intervenção que venha a revelar-se necessária no talude referido, cuja monitorização ficará igualmente a cargo do município.

Para além da criação deste novo Parque do Vale das Flores, a MM já plantou 85 árvores na zona do CHUC, 65 árvores na Solum, 106 árvores na Via António Ferrer Correia e ainda 35 oliveiras em vários pontos da cidade de Coimbra provenientes dos terrenos onde está a ser construído o Parque de Material e Oficinas (PMO), em Sobral de Ceira.


Este website utiliza cookies para melhorar a sua visita. Ver mais
Por favor, preencha os campos da pesquisa.