Skip to Content
ícone de alerta Horários e Tarifas
ícone de alerta Rede de Paragens
ícone de alerta Avisos

Consignadas as empreitadas de construção do PMO e de execução dos Postos de Transformação

2023-02-10
ícone do facebook ícone do linkedin

Foram consignadas pela Metro Mondego esta sexta-feira (10.02.2023), as empreitadas de construção do Parque de Material e Oficinas (PMO) e de execução dos Postos de Transformação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).
O evento foi formalizado numa cerimónia pública que decorreu no Pavilhão Centro de Portugal, presidida pelo Senhor Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco.
A empreitada de construção do PMO foi consignada ao agrupamento de empresas constituído pela Ramalho Rosa Cobetar, Sociedade de Construções, S.A. e Contratas y Ventas, S.A.U. (Convensa), pelo valor de 6,7 milhões de Euros e um prazo de execução de 448 dias.
O PMO vai ser construído em Sobral de Ceira, numa área com cerca de 2 hectares compreendida entre a Rua da Capela e o futuro canal do Metrobus, e incluirá edifícios, acessos e área de estacionamento para os veículos da operação do SMM, nomeadamente:
•      Edifício administrativo (inclui o Posto de Comando Central (PCC) e áreas administrativas de apoio à operação e manutenção);
•      Edifício oficinal e áreas de armazém;
•      Portaria e Áreas Técnicas, incluindo o Posto de Transformação;
•      Depósito de Água para combate a incêndio;
•      Acessos à via rodoviária municipal e ao canal do Metrobus;
•      Parque de estacionamento e de carregamento elétrico.
O PCC tem como funções, entre outras, a programação das escalas de serviço, o controlo remoto da operação, a informação ao passageiro, a videovigilância e a monitorização das infraestruturas.
Por sua vez a empreitada de execução de Postos de Transformação foi consignada à empresa Helenos, S.A., pelo valor de 0,97 milhões de Euros e um prazo de execução de 364 dias.
Esta empreitada tem como objeto o fornecimento e instalação dos Postos de Transformação e Seccionamento para alimentação elétrica em baixa tensão (BT) dos postos de carregamento elétrico dos veículos do SMM.
Os Postos de Transformação serão construídos em zonas próximas dos terminais das famílias de circulação do SMM, mais concretamente em Coimbra B, Hospital Pediátrico de Coimbra, Alto de São João, Corvo, Lousã e Serpins. Assim, estas estações irão dispor de postos de carregamento para alimentação elétrica dos veículos, integrando todos os equipamentos necessários para o efeito.


Este website utiliza cookies para melhorar a sua visita. Ver mais
Por favor, preencha os campos da pesquisa.