O troço da Rua D. João III que ladeia o Estádio Cidade de Coimbra e os estabelecimentos de ensino aí localizados foi reaberto à circulação pedonal. Este troço, de acordo com o projeto em execução, vai ser dedicado, em exclusivo, à circulação pedonal e à passagem dos veículos do Metrobus.
Esta intervenção é uma evolução relativamente à inicialmente prevista no projeto. Deste modo, e na sequência da articulação entre a Câmara de Coimbra, a Infraestruturas de Portugal e a Metro Mondego, a atual solução ocupa uma parcela consideravelmente menor do espaço público, com um esquema de circulação funcional que, não só preservou as árvores existentes como, adicionalmente, criou condições para a plantação de 16 espécimes adicionais. Foram também utilizadas grelhas de enrelvamento e calçada em cubos de granito, nomeadamente para não impermeabilizar a zona afetada.
Em frente à entrada do centro comercial Alma Shoping foi ainda criada uma caldeira contínua e foram plantadas espécies autóctones com vista à criação de uma “parede verde”.
Esta intervenção abrangeu as seguintes atividades: construção do muro de contenção de plataforma em betão armado, reposição de serviços afetados (rede pluvial e rede residual), pavimentação e integração urbana.